Notícias


 
Vendas de vinho do Porto caem há mais de 20 anos

"Este ano, é provável que as vendas de vinho do porto e vinho Douro em ambas as denominações de origem possam cair pelo menos 5%", afirma o presidente da AEVP.

De acordo com a Associação Comercial, as vendas de vinho do Porto caíram cerca de 20% nos últimos 20 anos, com uma queda de cerca de 5% no vinho do porto e nos vinhos do Douro este ano.

"As vendas de volume e valor do vinho do porto estão em declínio estrutural há mais de 20 anos. Nesse período, mais de 20% do total foi perdido", disse António Filipe, presidente da Associação de empresas do vinho do Porto (AEVP).

A AEVP foi uma das organizações do Douro ouvidas na Assembleia da República Sobre a reintegração da Casa do Douro como Associação Pública com registo obrigatório.

Durante a audiência, António Filipe afirmou que a região demarcada do Douro "atravessa um período muito difícil" e que o sector do vinho do porto e do Douro em geral também enfrenta "desafios extremamente difíceis".

"Só no ano passado, as vendas de vinho do Porto no Reino Unido caíram cerca de 22%, um nível sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial", acrescentou.

As razões que contribuíram para esta situação foram a mudança dos hábitos de consumo dos consumidores finais, questões relacionadas com o álcool, a saúde e a segurança rodoviária, a redução global do consumo, especialmente dos vinhos fortificados, e o excesso sistemático da produção em relação ao consumo mundial.

 

Copyright MCO © 2013  |   Política  Privacidade